43º Prêmio Exportação RS anuncia empresas que se destacaram no mercado internacional em 2014

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-198

Mais importante reconhecimento do setor no País, vai destacar 37 empresas pelo talento exportador, competência mercadológica e alto grau de conexão global. Convocado pela presidenta Dilma Rousseff para uma missão em Bruxelas, o ministro Armando Monteiro indicou para representá-lo o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. O Jantar com a presença de lideranças do setor acontece no dia 15 de junho, no Teatro do Bourbon Country, às 19h30min.

O Conselho do 43º Prêmio Exportação RS, formado por 19 instituições que representam o segmento no País, anuncia, hoje, o nome das 37 empresas que são exemplos no comércio exterior em nove categorias. Nesta edição, o seleto colegiado escolheu para receber o título Personalidade Competitividade Internacional 2015 o empresário Renato Kunst, presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola e lançou duas novas distinções especiais: o Exportador Diamante, – empresas que foram premiadas em 10 edições – e o Exportador Ouro – companhias vencedoras nos últimos cinco anos. A cerimonia de premiação acontece na próxima segunda-feira (15), às 19h30min, no Teatro do Bourbon Country. Informações pelo (51) 3290 6300 ou rsvp@premioexportacaors.com.br.

Convocado pela presidenta Dilma Rousseff para uma missão em Bruxelas, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, indicou para representá-lo na cerimônia de entrega dos troféus o novo presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto que, na ocasião, irá apresentar os cenários para 2015 e 2016. Experiente gestor na iniciativa privada (foi vice-presidente da GOL Linhas Aéreas e presidente da TAM), Barioni trabalha com uma visão expansionista e desde a sua posse diz que pretende desfazer a imagem preconcebida de que é difícil e burocrático exportar. O empresário quer imprimir maior agilidade nas ações e nos projetos da Agência e contribuir para uma aproximação mais forte com o setor produtivo. A Apex-Brasil tem, atualmente, 76 projetos desenvolvidos em parceria com 80 setores da economia brasileira. Os mercados prioritários para este primeiro ano de sua gestão são os Estados Unidos, cuja economia está em franca recuperação; América do Sul, pela proximidade e vínculos já estabelecidos, Ásia e África.

“A premiação dá visibilidade à empresas competitivas, que crescem independente do momento econômico e da conjuntura internacional, abrindo novos mercados para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, destaca Renato Malcon, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS. Já o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann, dis que “ter um viés exportador é importante para garantir a sobrevivência das marcas, principalmente agora”. Ele avalia que neste contexto, o evento serve como estímulo à percepção de outras companhias de que o caminho do relacionamento com o mercado externo permite estabilidade dos negócios.

Segundo o titular da Fiergs no Conselho do Exportação, César Müller, o Prêmio é um alento para aquelas empresas que estão enfrentando a crise. “São companhias que estão avançando com seus produtos, principalmente em novos mercados e fazendo valer sua força de trabalho para a manutenção da sua pauta de exportação dentro deste cenário de dificuldade”, diz. Já o conselheiro Paulo Roberto da Silva, gerente de Estratégia de Negócios da Apex-Brasil, destaca que o tema desta edição – Inovação como Caminho para Exportar Marca e Alavancar a Competitividade no Mercado Internacional – resume bem o desafio no segmento: “a inovação tem um papel estratégico dentro da alavancagem da exportação brasileira”, diz.

LISTA DE VENCEDORES

CATEGORIAS QUANTITATIVAS

Trajetória Exportadora Master

· Souza Cruz S.A. (Santa Cruz do Sul)
· STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS (São Leopoldo)

Diversificação de Mercados

· Piccadilly (Igrejinha)
· CALÇADOS BEIRA RIO S.A. (Novo Hamburgo)
· CONSERVAS ODERICH S/A (São Sebastião do Caí)
· EPCOS do Brasil (Gravataí)
· Paquetá The Shoe Company (Sapiranga)
· FRAS-LE (Caxias do Sul)
· Calçados Wirth (Dois Irmãos)

Dinamismo Exportador

· A. BÜHLER (Ivoti)
· CGG Trading S.A. (Passo Fundo)
· AEL Sistemas (Porto Alegre)
· Prisma Brazil Trading (Porto Alegre)

Destaque Exportador

· BRASKEM S/A (Triunfo)

CATEGORIAS QUALITATIVAS

Destaque Mercadológico

· Vipal Borrachas (Nova Prata)
· PINCÉIS ATLAS S/A. (Esteio)
· Artecola Química (Novo Hamburgo)

Destaque Setorial

· Autopeças: FREIOS CONTROIL (São Leopoldo)
· Bebidas: CACHAÇARIA WEBER HAUS (Ivoti)
· Calçados/Couro/Artefatos: LÓTUS CALÇADOS (Sapiranga)
· Madeira/Derivados: Celulose Riograndense (Guaíba)
· Madeira/Derivados: REFLORESTADORES UNIDOS S/A (Cambará do Sul)
· Máquinas/Implementos Agrícolas: Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo (Ibirubá)
· Metalúrgico: MARCOPOLO (Caxias do Sul)
· Móveis: Móveis Kappesberg (Tupandi)
· Móveis: TREBOLL MÓVEIS (Flores da Cunha)
· Químico: Jimo Química (Cachoeirinha)
· Têxtil: Bia Brazil

Destaque Serviços de Suporte à Exportação

· Interlink Cargo (Porto Alegre)
· GRUPO DORACORP (Porto Alegre)
· Kuehne + Nagel (Porto Alegre)
· TECON RIO GRANDE (Rio Grande)

Destaque Exportador – Trading

· EXICON TRADING (Porto Alegre)
· OVERLAND TRADING S.A. (Novo Hamburgo)

Pequeno Desbravador Internacional

· Brasilbev (Porto Alegre)
· Ecotelhado (Porto Alegre)
· LYbethras (Porto Alegre)

DISTINÇÕES ESPECIAIS

Exportador Ouro

· Artecola Química
· Bia Brazil
· Calçados Wirth
· CONSERVAS ODERICH S/A
· Móveis Kappesberg
· OVERLAND TRADING S.A.
· Paquetá The Shoe Company
· Piccadilly (Igrejinha)
· STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS
· Vipal Borrachas

Exportador Diamante

· BRASKEM S/A
· EPCOS do Brasil
· EXICON TRADING
· FRAS-LE
· MARCOPOLO
· Souza Cruz S.A.

ENTIDADES QUE COMPÕE O CONSELHO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

· Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS)
· Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)
· Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI)
· Agenda 2020
· Badesul
· Banco do Brasil
· Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)
· Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
· Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL)
· Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul)
· Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS)
· Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)
· Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE)
· Movimento Brasil Competitivo (MBC)
· Porto do Rio Grande
· PwC
· Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP)
· Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT)
· Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

SOBRE O PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Realizado há 43 anos, é considerado o maior evento do seu segmento no Sul do País. Valoriza empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. A premiação é promovida pelas 19 das mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS.

As vencedoras são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaque Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação, Exportador – Trading e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador e Destaque Exportador. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional homenageia um empresário que seja referência no mercado externo para o Rio Grande do Sul e Brasil.

Este ano, o Prêmio tem duas novas Distinções Especiais para as empresas que demonstram perenidade de anos em seus resultados: a Exportador Diamante, entregue àquelas que estiveram entre as vencedoras durante dez edições em toda a história da Premiação e a Exportador Ouro, voltada para as empresas que foram reconhecidas nas últimas cinco edições.

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-199

Você também poderá gostar...