‘A inovação aumenta a competitividade’, diz gerente do Sebrae

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-27

Diante de um cenário econômico travado, o gerente regional do Sebrae Franca, Rogério Volpini, falou da importância da inovação e de como essas ações devem ser trabalhadas. Confira abaixo as principais orientações.

Que tipo de inovação deve ser feita nesse período de crise?
Nos dias de hoje há muitos recursos a disposição do empreendedor. Vale lembrar que ações simples dão bons resultados quando executadas corretamente. Hoje com o avanço tecnológico fica mais fácil para o empresário estar próximo ao cliente. Afinal, segundo o senso comum, a inovação nada mais é do que uma ideia, método ou objeto que pouco se parece com os padrões já existentes. No meio empresarial, a inovação cria valor e aumenta a competitividade empresarial.

Mesmo com as incertezas é momento de investir?
Não é arriscado abrir um negócio, desde que alguns mandamentos sejam seguidos. As recomendações valem tanto em meio à crise como para épocas de economia próspera, porém, em períodos como esse os cuidados devem ser redobrados. Não é recomendável interromper projetos, é recomendável ter mais cautela, analisar o mercado com critérios, levar em consideração o perfil do cliente, buscando identificar as principais características do público alvo, além de fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira antes de efetivamente investir.

Quais os passos para se ter um diferencial de mercado?
O principal segredo está em identificar a dinâmica de mercado para que se possa acompanhá-la, oferecendo produtos ou serviços que estejam em sintonia com as necessidades do mercado. Montar um negócio pode ser resumido em apenas uma questão: Qualquer que seja a atividade, a pessoa precisa diagnosticar situações em que vai conseguir vender o produto na quantidade que precisa e assim obter o retorno suficiente para gerar o lucro. Entretanto o maior problema em tempos de crise é traçar uma percepção e identificar se determinado produto será bem vendido ou não, por conta da instabilidade do mercado.

Você também poderá gostar...