As pessoas mais poderosas do mundo em 2018 (e Temer está entre elas)

Donald Trump não deve ter ficado nada feliz em saber que a Forbes o considera apenas a terceira pessoa mais poderosa do mundo. Quem encabeça a lista anual da publicação em 2018 é Xi Jinping, presidente da China. Esta é a primeira vez em que o chinês aparece nessa posição. Segundo a Forbes, ele ganhou poder após o Partido Comunista Chinês aumentar a sua influência e eliminar os limites para sua reeleição.

Com isso, Xi Jinping tirou Vladimir Putin do topo da lista. O presidente da Rússia mantinha o recorde de quatro anos consecutivos na liderança do ranking. Ele está no poder no país desde maio de 2000 e foi reeleito neste ano para seu quarto mandato com quase 77% dos votos — a maior margem desde a queda da União Soviética.

O presidente dos Estados Unidos fica em terceiro, apesar do pouco sucesso em impor sua agenda num Congresso controlado pelo seu próprio partido, de estar sob investigação e dos sucessivos escândalos sobre sua vida sexual e de negócios. “Ele ainda é o comandante da maior potência econômica e militar do mundo”, defende a revista.

Em seguida, aparece a primeira mulher: Angela Merkel, chanceler da Alemanha. “Líder de fato da Europa, Merkel ganhou uma disputada eleição em 2017 e criou uma ‘grande coalizão’ com parceiros políticos. Ela vai ter de segurar o leme da União Europeia enquanto enfrenta as tempestades do Brexit e o crescente sentimento anti-imigração na Europa”, afirma a publicação.

Jeff Bezos é a primeira pessoa de fora do mundo da política a aparecer na lista. Em 5º lugar, ele é mais poderoso do que o Papa Francisco, a 6ª pessoa com mais poder no mundo.

Michel Temer é o único brasileiro da lista. O presidente ocupa a 50ª posição.

Há 17 nomes novos na lista, como Mohammed Bin Salman Al Saud, príncipe da Arábia Saudita (em 8° lugar); Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (11°); e Darren Woods, CEO da Exxon Mobil (34°).

Entre as personalidades do mundo da tecnologia, atrás de Bezos, aparecem Bill Gates (em 7º), Larry Page (10°), Mark Zuckerberg (13°), Jack Ma (21°) e Tim Cook (24°).

Veja a seguir as 15 pessoas mais poderosas do mundo:
1. 
Xi Jinping
2. Vladimir Putin
3. Donald Trump
4.  Angela Merkel
5. Jeff Bezos
6. Papa Francisco
7. Bill Gates
8. Mohammed bin Salman Al Saud
9. Narendra Modi
10. Larry Page
11. Jerome H. Powell
12. Emmanuel Macron
13. Mark Zuckerberg
14. Theresa May
15. Li Keqiang

Você também poderá gostar...