Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública começa a operar na região Sul

Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia ao lado do ministro Sergio Moro

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul (CIISPR- Sul) entrou em operação nesta sexta-feira (10) em Curitiba (PR). A cerimônia contou com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco.

“O momento é de cumprimentar o ministro Moro e sua equipe, por essa feliz iniciativa de realmente mergulhar no combate ao crime organizado, em nosso País”, disse o presidente.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, destacou a importância do centro. “A integração é tudo e reunir base de dados, pessoas que trabalham com segurança pública dos três estados, das várias polícias federais, estaduais, isso faz a diferença porque a gente organiza os esforços dos estados, põe inteligência no enfrentamento da criminalidade organizada”, afirmou.

Entre as principais funções do CIISPR-Sul está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

O centro permitirá a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e para redução de violência criminosa.

Centro de Inteligência

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões, para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Sul será composto por um coordenador da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, representantes das secretarias de Segurança Pública, das polícias Civil e Militar e do Sistema Penitenciário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O centro também conta com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência. Inicialmente o CIISPR- Sul contará com mais de 70 bases ou sistemas de dados disponibilizados pelas agências participantes.

Rede Integrada

O CIISPR-Sul é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública. Além da região Sul, está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE). Com sede em Fortaleza, o centro integra a base de nove estados da região. Até o final do ano, será entregue o da região Norte, com sede a definir.

Planalto

Você pode gostar...