Dubai apresenta protótipo do Hyperloop

Um protótipo do trem “supersônico” Hyperloop One, que promete transportar passageiros de Dubai a Abu Dhabi em cerca de dez minutos, foi exibido em Dubai, durante a UAE Innovation Month. Os visitantes puderam entrar na cápsula, conferir os assentos (projetados pela BMW), o design de luxo e o interior do protótipo de trem de alta velocidade. O projeto está sendo desenvolvido pela Virgin Hyperloop One em parceria com o governo de Dubai, por meio da Dubai’s Road Transport Authority (RTA).

O Hyperloop é uma forma experimental de transporte, idealizada pelo empresário e empreendedor Elon Musk. A tecnologia envolve cápsulas magnetizadas para o transporte de passageiros, que se movimentam em túneis com baixa pressão a mais de 1 mil quilômetros por hora. O Hyperloop One pertence ao Virgin Group, fundado pelo empreendedor bilionário Richard Branson, e foi a primeira empresa a testar a tecnologia, em maio de 2016.

As imagens divulgadas do protótipo da Virgin Hyperloop One mostram uma cabine muito espaçosa, com uma tela sensível ao toque embutida no apoio de braço e assentos inclinados que oferecem a possibilidade de esticar as pernas — ao estilo de uma viagem de avião na primeira classe. O interior é iluminado com luzes em néon azul e vermelho. Segundo o diretor-executivo da RTA, Abdulredha Abu Alhassan, não haverá janelas. “Por outro lado, vamos fornecer um sistema interativo aos passageiros”, disse o executivo ao Khaleej Times.

Atualmente, a rota entre Abu Dhabi e Dubai demora cerca de uma hora e meia para ser realizada de carro. A promessa da Hyperloop One é fazê-lo em 12 minutos em 2020. Cada cápsula poderá acomodar dez pessoas. Com isso, ele poderá transportar 10 mil passageiros por hora. Segundo a empresa, 4 mil veículos fazem esse caminho diariamente. “Esta é uma oportunidade incrível que pode transformar a mobilidade de bens, serviços e pessoas e impactará de forma significativa o desenvolvimento econômico e o crescimento da região”, disse Rob Lloyd, CEO da Hyperloop One, ao veículo de mídia do Oriente Médio, The National.

O primeiro teste bem-sucedido da Hyperloop One em grande escala foi realizado em agosto de 2017 pela equipe da Virgin, no deserto de Nevada. Na ocasião, foi possível atingir uma velocidade máxima de 308 km/h durante um trajeto de 500 metros. Os executivos da Virgin afirmaram na época que aquele teste provava que a tecnologia funcionava.

 

Você pode gostar...