Fórum discute ações de promoção da inovação tecnológica em Curitiba

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-156

As Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) participam da participarão da 9ª edição do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que prossegue até a sexta-feira (22) no Câmpus da Indústria Sistema FIEP, em Curitiba. O encontro anual tem por objetivo consolidar as ações para promover a inovação tecnológica no país e elevar o patamar de competência dos seus agentes.

As atividades abrem espaços também para a análise do potencial que atualmente permeia o relacionamento do Brasil com os demais países no que tange a inovação e o empreendedorismo. Podem participar do evento estudantes, empresários e representantes institucionais.

A programação começa com mini-cursos dados por especialistas no primeiro dia. No segundo dia, a dinâmica será com os painéis e intervalos com a janela de networking, com temas variados mas todos com o foco na inovação, entre elas, O papel dos NITs nos contratos e convênios de P&D entre Brasil e a comunidade europeia”, com Cristina AssimaKopoulos (painel 1) e Inovação Tecnológica apoiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, com o Álvaro Atilano (painel 2).

Na quinta-feira (21), os paineis são voltados para a “profissionalização dos NITs: Pós-graduação em PI&TT para a inovação e Desenvolvimento”, coordenada por Paula Lenz (Coordenação Regional Nordeste, UECE); painel 2 com o papel dos NITs nos sistemas locais de inovação (SLIs), coordenada pelo Gesil Amarantes Segundo (Diretor do Fortec, UESC); painel 3 com “Articulação e Sustentabilidade, Métricas e Indicadores, coordenado pela Maria das Graças Ferraz (Diretora Fortec, MPEG) e no painel 4, Desafios e Oportunidades para negócio inovadores, com a coordenação Ana Lúcia Vitale (Coordenação da regional sudeste do Fortec, UFSCAR).

No último dia do evento será realizada a assembleia geral do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia e visitas técnicas no Campus da indústrias e outras localidades a confirmar. Confira a programação do evento – http://goo.gl/9QCCI9.

O evento deve reunir cerca de 500 profissionais, entre Gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades, institutos federais e institutos SENAI de Inovação, centros de pesquisas, representantes da área de inovação do país dos mais diversos setores públicos, privados e de governo (municipal, estadual e federal). Também devem participar autoridades políticas, representantes de Governos Estaduais e Municipais, Agências de Fomento, Federação de Indústrias e seus associados, profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais liberais que tenham atividades relacionadas à Propriedade Intelectual e gestão da Inovação e empresários.

FORTEC – O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia é uma Associação Civil de Direito Privado, criada em 1° de maio de 2006, organizada para representar os responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação, bem como, de pessoas físicas, incluindo- se os núcleos, agências, escritórios e o setor produtivo e empresarial.

Fonte: http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=21058

 

Você pode gostar...