Gestão da Inovação – Tipos de Inovação

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-183

A inovação estreitamente ligada com tecnologias e novos conhecimentos eleva a importância da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na gestão da inovação. Todos os tipos de inovações exigem pesquisa, visando ampliar o know how e implementação das inovações. As inovações podem ser de diferentes tipos:

a) Produtos e serviços

b) Processos

c) Marketing

d) Organizacional

e) Tecnológica

f) Incremental

g) Radical

Avaliaremos cada tipo de inovação em maiores detalhes, porém antes é necessário compreender que toda organização deve buscar a inovação como sendo o caminho para a melhoria da qualidade de vida, aumento da troca de informações, desenvolvimento das habilidades dos empreendedores e colaboradores para o uso dos novos conhecimentos e tecnologias. Assim, é necessário quebrar paradigmas e os empreendedores/gestores devem desenvolver características estimuladoras da inovação como a flexibilidade às mudanças, intuição, criatividade, trabalho em equipe e especialmente uso de novas tecnologias.

O pensamento crítico e a postura ética são essenciais na avaliação das inovações úteis. A inteligência competitiva exige práticas desde o mapeamento de competências até o estabelecimento de metas, transformando ideias em conhecimento explícito com ações geradoras de resultados. Segundo Peter Drucker, o verdadeiro empreendedor busca continuamente as fontes de inovação, cria as oportunidades e pratica inovação sistematicamente. Portanto, a gestão da inovação exige ambiente inovador onde toda a estrutura organizacional está voltada para lançar novos produtos e serviços com velocidade e maior probabilidade de sucesso.

É o desafio constante de obter resultados com o atendimento das necessidades do mercado ao menor custo e a expectativa de qualidade. No ambiente competitivo é indispensável criar e manter um sistema de inovação como estratégica essencial na prática, evitando posturas meramente teóricas. A atitude inovadora exige pesquisa constante, viabilizando a inovação contínua como competência essencial e vital para o desempenho organizacional na sociedade do conhecimento. Nos próximos artigos analisaremos cada tipo de inovação e as contribuições para as organizações inovadoras.

Fonte: http://www.amcconsult.com.br/artigos-adelino-denk/gestao-da-inovacao-4-tipos-de-inovacao/

Você também poderá gostar...