INT recebe executivos do Grupo Votorantim

O gerente geral de Sustentabilidade da Votorantim Participações, David Canassa, fala aos participantes do encontro no auditório do INT. O time de gerentes de diversas empresas do Grupo Votorantim visita um dos laboratórios do INT. Um grupo de nove executivos do Grupo Votorantim passou esta terça-feira (18/11) no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) conhecendo as possibilidades de desenvolvimento de projetos de inovação em parceria, especialmente por meio do atendimento que o Instituto presta como unidade de atendimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).“Estamos estimulando todas as empresas Votorantim na busca de soluções inovativas.

Há um interesse específico no fechamento de circuitos de água e de energia, visando otimizar o uso de recursos e chegarmos ao resíduo zero. Além de reduzir a pegada ambiental gerando novos valores, a experiência tem nos mostrado que essas iniciativas abrem novos mercados e fazem surgir novos produtos. Assim, estamos querendo mostrar um pouco das ações e demandas do grupo e conhecer as possibilidades oferecidas pelo INT, que é uma Instituição de excelência”, relata o gerente geral de Sustentabilidade da Votorantim Participações, David Canassa, que fez a apresentação institucional sobre o grupo empresarial.

Na abertura o vice-diretor do INT, Carlos Alberto Teixeira, apresentou as áreas de atuação do Instituto, mostrando como é realizado o atendimento da INT/Embrapii no segmento de Tecnologia Química Industrial no desenvolvimento tecnológico de produtos e processos inovadores. O gerente corporativo de Inovação e Tecnologia em Energia da Votorantim Metais, Rodrigo Alberto Moreira Gomes, também falou apresentando a empresa e a experiência anterior que teve dentro do Programa Embrapii.

Por parte do INT, seguiram-se apresentações de representantes de várias áreas, atendendo à diversidade de negócio do grupo Votorantim – que inclui áreas como Cimentos, Metais, Siderurgia, Energia, Celulose e Suco de laranja – e a focos específicos de interesse. As divisões técnicas do Instituto apresentaram os temas Eficiência e flexibilidade energética , Geração de energia a partir de biomassa e processamento de material lignocelulósico, Solução de problemas de corrosão em processos produtivos sob condições agressivas, Desenvolvimento de ligas metálicas e produtos siderúrgicos, Processamento e caracterização de materiais particulados e materiais poliméricos, Otimização de processos produtivos através de metodologias de engenharia de produção. Foram ainda apresentados temas ligados à gestão como instrumentos legais de incentivo à inovação, emissão de laudos técnicos, gestão da propriedade industrial e certificação de produtos.

No período da tarde, o grupo visitou laboratórios do INT, incluindo o Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) e as áreas de Desenho Industrial, Ensaios em Materiais e Produtos, Corrosão e Degradação e de Catálise e Processos Químicos. O evento foi encerrado pelos coordenadores de Tecnologias Aplicadas, Antonio Souto, e de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Gustavo Pries de Oliveira, que reafirmaram a disponibilidade do Instituto em atender as demandas tecnológicas do grupo. Em nome da Votorantim, David Canassa encerrou a participação do grupo no evento demonstrando o interesse na parceria e recomendando o desdobramento das negociações em ações específicas junto às várias empresas do grupo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.