Marta Sfredo: Tecnopuc eleva aposta em inovação aberta

somos-inovadores-inovação-we-are-innovative-innovation-industria-cni-fiesp-firjan-fiergs-criatividade-brasil-brazil-sao-paulo-porto-alegre-bravence-aldo-della-rosa-80
Prédio do Global Tecnopuc, que será inagurado em outubro para abrigar um centro de inovação aberta
Foto: Camila Cunha / Ascom/PUCRS.

Está quase pronto o Global Tecnopuc, que vai garantir 4 mil metros quadrados para compartilhamento, coworking e inovação aberta. O prédio exigiu R$ 17 milhões de investimento de Finep (governo federal), HP e PUCRS. Foi criado para conectar os públicos que se relacionam com o Tecnopuc – 124 operações, 6,5 mil pessoas. Será inaugurado em 1º de outubro.

– É o coroamento de uma trajetória empreendedora de 12 anos, e o fato de ser aberto, todo em vidro, é o símbolo do que queremos fazer lá, que é a inovação aberta – diz Jorge Audy, pró-reitor de pesquisa, inovação e desenvolvimento da PUCRS.

Audy lembra que o Tecnopuc tem parcerias recentes com parques tecnológicos como o russo Skolkovo e o chinês Tuspark, além de conexões com Itália, Israel, Alemanha e Inglaterra que facilitam tanto a entrada de empresas internacionais aqui quanto o desembarque de nacionais por lá.

Gabriela Ferreira, diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, explica que o novo espaço abriga um paradoxo: é cimento e tijolo (mais aço e vidro, na verdade) para simbolizar uma aposta que vai além da questão física.

– O que faz a mágica é a convivência.

E explica: não haverá espaços fixos ocupados por empresas na Global Tecnopuc. Além da administração do centro tecnológico e do CriaLab, as demais áreas serão destinadas a receber projetos temporários que podem unir todas as parcerias possíveis (empresa-empresa, alunos-empresa, entidades-alunos, etc).

– Com o Global Tecnopuc, estamos em linha com os melhores ecossistemas de inovação do mundo – frisa Audy. Também haverá um espaço de coworking que será gerido por um parceiro ainda não definido, e salas disponíveis para aumentar a interação dos alunos de graduação com o universo do Tecnopuc.

Leia as colunas mais recentes de Marta Sfredo

Inovação aberta é um termo criado por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley. Em termos gerais, define processos em que empresas e/ou organizações trocam ideias e conceitos para avançar no desenvolvimento de soluções em produtos e processos.

Você também poderá gostar...