Pedra fundamental da segunda ponte Brasil-Paraguai é lançada no Paraná


Jair Bolsonaro e Mario Benítez acompanharam a cerimônia realizada no Marco das Três Fronteiras

Com objetivo de ampliar as relações comerciais entre Brasil e Paraguai, será construída a segunda ponte entre os países. Ela ligará Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a Presidente Franco, cidade vizinha a Cidade de Leste, onde fica a Ponte Internacional da Amizade. A pedra fundamental foi lançada hoje (10), na região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu.

Os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez foram recebidos pelo governador Ratinho Junior e assinaram convênios de delegação de construção e repasse de recursos. “Não há momento melhor do que esse do que estamos vivendo no Brasil e no Paraguai. E nós temos aqui e ali do outro lado, tudo para sermos muito, mas muito melhores do que fomos até o presente momento. E esse entendimento, essa nova relação que temos, essa harmonia, essa Irmandade”, afirmou Bolsonaro.

Esta é a segunda vez que os dois presidentes se encontram em Foz do Iguaçu. A primeira ocorreu dia 26 de fevereiro, na posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro de Itaipu.

Investimentos e gestão da obra

O estado do Paraná administrará a execução do projeto, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). A nova ponte vai tirar o trânsito pesado da Ponte da Amizade, construída em 1965. Com a obra, todo o transporte de cargas será feito pela nova passagem e a ponte atual vai atender somente turistas e passageiros. A estimativa é que as obras sejam concluídas em até três anos.

 

A obra tem custo previsto de R$ 462.995.564,22, considerando estrutura e desapropriações, além da construção de uma perimetral no lado brasileiro. O projeto será bancado pela Itaipu Binacional, fruto de negociação entre os presidentes dos dois países. Além da segunda ponte, haverá também a construção de uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e Argentina.

Aniversário de Itaipu

O lançamento da pedra fundamental da segunda faz parte da programação de aniversário de 45 anos de criação de Itaipu, comemorado no dia 17 de maio. No último dia 5, a usina também completou 35 anos de geração de energia.

Planalto

Você pode gostar...