Prêmio Inovação em Gestão Educacional divulga experiências vencedoras

Ao todo, nove finalistas foram selecionados nas áreas de avaliação e resultados educacionais, gestão e planejamento. O Diário Oficial da União publicou os nove finalistas do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2013, na segunda-feira (17). As experiências nas áreas de avaliação e resultados educacionais, gestão pedagógica, gestão de pessoas e planejamento e gestão foram escolhidas dentre 18 trabalhos avaliados pela Comissão Julgadora do prêmio.

Os municípios ganhadores mostrarão suas experiências em melhoria da qualidade da Educação no Brasil nos dias 16 e 17 de dezembro, durante solenidade de premiação, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cerimônia contará com palestras de renomados profissionais da área de educação.

O processo de inscrições iniciou em agosto de 2013. Segundo Maria Luiza, diretora e professora da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), “premiar experiências exitosas em Inovação de Gestão é algo de fundamental importância num momento em que toda a sociedade brasileira clama por educação de qualidade.”

Confira a lista dos projetos e municípios vencedores:

Abaetetuba – PA: “Programa Professor Cuidador”;

Caxias do Sul – RS: “Referenciais da Educação da rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul – Fazer Aprender”;

Joinville – SC: “Reinventando os Espaços da Educação Infantil”;

Bagé – RS: “Semana do Professor”;

Campo Bom – RS: “Inclusão Digital Campo Bom – Faço parte dessa rede”;

Mossoró – RN: “Lei de Responsabilidade Educacional”;

Curitiba – PR: “Parâmetros de indicadores de qualidade para os centros municipais de educação infantil, do município de Curitiba”;

Horizonte – CE: “Avaliação externa e seus resultados: socialização, apropriação e planejamento”;

Novo Hamburgo – RS: “Pacto pela aprendizagem: todos temos o direito de aprender”.

Confira abaixo as áreas temáticas da iniciativa:

Avaliação e resultados educacionais: relacionada ao desenvolvimento e ao uso de instrumentos e de tecnologias de avaliação e de monitoramento dos processos e resultados educacionais do município e seu uso na orientação em tomadas de decisões de gestão e de práticas educativas.

Gestão pedagógica: relacionada ao planejamento e à organização do sistema educacional do município e das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos.

Gestão de pessoas: relacionada ao uso de métodos e técnicas que envolvam a formação e o desenvolvimento dos profissionais, bem como ao incentivo à participação em decisões políticas e técnicas e valorização de mérito.

Planejamento e gestão: relacionada ao uso de métodos e técnicas de gestão pública na educação do município.

Sobre a premiação

Em sua 4ª edição, o prêmio teve início em 2006 e integra as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Instituto.

O principal intuito é reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade educacional dos seus municípios. Dessa forma, contribuem para o alcance dos objetivos e metas dos Planos Nacionais de Educação (PNE), do Compromisso Todos pela Educação e, de forma mais ampla para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Com a iniciativa, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep oferecem oportunidades para que outros municípios tomem como referência a qualidade educacional nos diversos sistemas de ensino. É uma forma de conhecer, avaliar, divulgar e reconhecer publicamente o mérito das experiências apresentadas.

O prêmio é coordenado pela Dired e pela Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC. São parceiros da iniciativa a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), FNDE, UNDIME e a UNESCO.

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