Projeto de telemedicina recebe prêmio de inovação tecnológica

O projeto Telemedicina de Sergipe, iniciativa da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Cisco do Brasil (base nacional da empresa norte-americana Cisco Systems), conquistou na última segunda-feira (17) o prêmio ARede de Inovação Tecnológica. O evento, promovido pela Revista ARede e o Sebrae, ocorreu em São Paulo, no Centro Cultural Itaú.

Concorrendo com projetos de todo o Brasil, considerados de impacto social e relacionados principalmente ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a iniciativa da UFS foi premiada na modalidade ‘serviços ao usuário e à comunidade’.

A UFS foi representada na premiação pelo professor Mario Adriano dos Santos, coordenador do projeto pela Universidade e diretor do campus de Lagarto – a cidade do centro-sul sergipano foi a escolhida pela Cisco do Brasil para receber os investimentos em telemedicina.

Mario Adriano ressaltou, em sua fala, a importância da parceria entre empresas socialmente comprometidas e uma universidade “socialmente relevante”. “O sucesso e reconhecimento da iniciativa é resultado da intermediação de extrema relevância do professor da UFS e parlamentar Rogério Carvalho e do empenho do reitor Angelo Antoniolli e seu vice-reitor André Maurício, ao abraçarem projetos de relevância e impacto social”, defendeu Mario.

O professor agradeceu, ainda, o envolvimento do professor Valter Santana Filho no desenvolvimento do projeto e dos professores Silvia de Magalhães Simões e Emanoel Messias Costa, médicos especialistas em pediatria e responsáveis pelas consultas colaborativas. “A participação das secretarias de saúde dos municípios de Tobias Barreto e de Lagarto também foi essencial para o reconhecimento e premiação do projeto”, finalizou.

Prêmio ARede 2014

O prêmio é organizado e oferecido pela Bit Social, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que conta com o apoio da Momento Editorial. A organização tem como proposta difundir e estimular as boas práticas de inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs). O projeto abrange o portal ARede Online, a revista impressa ARede, o Anuário ARede de Inclusão Digital e o Prêmio ARede de Inclusão Digital.

Projeto Telemedicina

A iniciativa é um projeto-piloto de telemedicina – atendimento médico via telepresença – que visa à aproximação entre profissionais da saúde de cidades do interior sergipano (inicialmente na região de Lagarto) e especialistas do Hospital Universitário da UFS, em Aracaju. O sistema foi criado e implantado pela empresa norte-americana Cisco Systems e faz parte do programa global de responsabilidade social da empresa, “Connected Healthy Children”.

Você também poderá gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.